23/agosto/2025 - SÁBADO
10
h Às 14h

CINEMATECA BRASILEIRA
Sala Oscarito 

WIPKINO - Laboratório de Montagem

ATIVIDADE PARA PRÉ-INSCRITOS

Mentoras:

  • Fernanda Senatori

    Produtora executiva


    Com mestrado em Produção Cultural pela Brandeis University de Boston/EUA e formação em Audiovisual na FAAP, é produtora executiva há mais de 25 anos. Atua diretamente em toda a cadeia produtiva, prestando serviços para os principais players do mercado. Trabalhou na ANCINE, no setor de Relações Internacionais, incentivando a parceria de empresas estrangeiras com produtoras brasileiras na realização de coproduções. Na Cinefilm*, no cargo de Diretora Executiva, atua no planejamento estratégico da empresa e na gestão de novos negócios, parcerias e conteúdo audiovisual.

  • Silvia Hayashi

    Montadora e professora doutora em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP)


    Professora no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP). Foi pesquisadora visitante na School of the Arts, Media, Performance Design da York University (Bolsista CAPES). Sua área de atuação docente abrange as áreas de montagem e pós-produção audiovisual. Trabalha como montadora de projetos audiovisuais.

  • Tatiana Lohmann

    Diretora, roteirista e montadora


    Diretora, roteirista e montadora, realizou longas, curtas, séries e instalações. Seu trabalho é permeado por questões de gênero e fé, raciais e socioambientais. Seus longas documentais SOLIDÃO & FÉ, SLAM: VOZ E LEVANTE e MINHA FORTALEZA circularam por festivais diversos e foram premiados no Festival do Rio, Mostra de Tiradentes, Fim Cine, Nova Frontier, ABFF. Junto ao coletivo Manifesto Impromptu, tem se dedicado à pesquisa de linguagem no campo da ficção.

Dedicado a projetos de curta-metragem em fase de fechamento de corte, a 2ª edição do WIPKINO - Laboratório de Montagem oferece uma oportunidade única para que os realizadores apresentem seus trabalhos a uma seleção de profissionais do mercado audiovisual. O laboratório visa fornecer feedback crítico e construtivo, fortalecendo a relação entre realizadores e demais players do mercado, bem como abrir portas para potenciais parcerias e colaborações.

Entre os projetos inscritos nos meses de julho de 2025, três foram selecionados para a mentoria. Os mentores avaliarão e darão um parecer sobre o estágio do corte do filme em uma sessão fechada para os participantes, dentro da 36ª edição do Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Ao final, um dos projetos será escolhido para receber serviços de finalização - o anúncio do vencedor será feito na cerimônia de premiação do Festival.



Projetos - Laboratório de Montagem

  • Beira Mar

    Direção: Vitória Vasconcellos

    montador: Artur Andrade


  • Passado e Presente

    Direção: Filipe Barbosa (Ufanego)

    montador: Yugo Hattori


  • Meu Pai é um Pintor

    Direção: Catu Rizo

    montadores: Diego Amorim e Catu Rizo