24/agosto/2025 - DOMINGO
16h
CINEMATECA BRASILEIRA
Sala Oscarito
Caminhos para a Internacionalização do Curta-Metragem
ATIVIDADE ABERTA AO PÚBLICO
Jaime E. Manrique (Bogoshorts, Colômbia), Calmin Borel (Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand, França) e Pedro Gonçalves Ribeiro (IndieLisboa, Portugal) investigam estratégias, desafios e oportunidades para a circulação internacional de curtas-metragens. Através de suas experiências com festivais, mostras, mercados e plataformas internacionais, conversamos sobre a concepção de obras com potencial global, planejamento, inscrições e networking. Palestrantes: Jaime E. Manrique (Bogoshorts, Colômbia), Calmin Borel (Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand, França), Pedro Gonçalves Ribeiro (IndieLisboa, Portugal)
Palestrantes:
Calmin Borel
Delegado geral do Festival de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand. Ele coordena a competição Labo e também faz parte dos comitês de seleção da Competição Internacional e da Labo.
Jaime E. Manrique
Fundador e diretor do LABORATORIOS BLACK VELVET (25 anos), empresa de gestão cinematográfica integral. Fundador e diretor do BOGOSHORTS –Bogotá Short Film Festival, e idealizador de estratégias de exibição e distribuição: Movimento BOGOSHORTS e Agência de Cinema BOGOSHORTS. Analista de cinema na mídia e professor em diferentes universidades da América Latina. Consultor em comunicação e distribuição cinematográfica.
Pedro Gonçalves Ribeiro
Pedro Gonçalves Ribeiro (Belo Horizonte, 1993) é diretor de cinema, produtor e programador de festivais, sendo o coordenador de curtas do IndieLisboa. É ex-aluno em Criação Cinematográfica da Elías Querejeta Zine Eskola e Mestre em Imagem em Movimento pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.