24/agosto/2025 - DOMINGO
16
h

CINEMATECA BRASILEIRA
Sala Oscarito 

Caminhos para a Internacionalização do Curta-Metragem

ATIVIDADE ABERTA AO PÚBLICO

PALESTRA EM INGLÊS

Inscreva-se

Jaime E. Manrique (Bogoshorts, Colômbia), Calmin Borel (Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand, França) e Pedro Gonçalves Ribeiro (IndieLisboa, Portugal) investigam estratégias, desafios e oportunidades para a circulação internacional de curtas-metragens. Através de suas experiências com festivais, mostras, mercados e plataformas internacionais, conversamos sobre a concepção de obras com potencial global, planejamento, inscrições e networking. Palestrantes: Jaime E. Manrique (Bogoshorts, Colômbia), Calmin Borel (Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand, França), Pedro Gonçalves Ribeiro (IndieLisboa, Portugal)

Palestrantes:

  • Calmin Borel

    Delegado geral do Festival de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand. Ele coordena a competição Labo e também faz parte dos comitês de seleção da Competição Internacional e da Labo.

  • Jaime E. Manrique

    Fundador e diretor do LABORATORIOS BLACK VELVET (25 anos), empresa de gestão  cinematográfica integral. Fundador e diretor do  BOGOSHORTS –Bogotá Short Film Festival, e idealizador de  estratégias de exibição e distribuição: Movimento BOGOSHORTS e Agência de Cinema BOGOSHORTS. Analista de cinema na mídia e professor em diferentes universidades da América Latina. Consultor em comunicação e distribuição cinematográfica.

  • Pedro Gonçalves Ribeiro

    Pedro Gonçalves Ribeiro (Belo Horizonte, 1993) é diretor de cinema, produtor e programador de festivais, sendo o coordenador de curtas do IndieLisboa. É ex-aluno em Criação Cinematográfica da Elías Querejeta Zine Eskola e Mestre em Imagem em Movimento pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

IMPORTANTE: O acesso a atividade será preferencial para quem se inscrever no link, mas atenção, é necessário chegar 10 minutos antes do inicio da atividade para garantir seu lugar, pois os ingressos serão também distribuídos no dia da atividade na bilheteria da Cinemateca Brasileira.

Caminhos para Internacionalização