30/agosto/2025 - SÁBADO
14h
CINEMATECA
Sala Grande Otelo
Mesa: 25 Anos do Dogma Feijoada
ATIVIDADE ABERTA AO PÚBLICO
A mesa revisita o legado de um manifesto a partir de cineastas que articularam o movimento que certamente foi um importante divisor de águas do debate do cinema brasileiro. Este debate reúne alguns dos principais idealizadores e signatários do documento.
Mediadora:
Vivi Pistache
Viviane Pistache: pesquisadora, roteirista, curadora, júri e crítica de cinema. Atuou no desenvolvimento de roteiros da Casa de Criação e Cinema, O2 Filmes e Globo. Programadora da Mostra Brasil do Festival de Curtas Kinoforum; curadora convidada de algumas mostras e festivais, como a Mostra Oju do CineSesc, Mix Brasil, Fest Aruanda, Festival de Vitória, Sesc TV, Mostra Ecofalante, Goiamun e Curta Santos, Mostra da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Cine Fantasy, etc. Júri em alguns festivais como Festival de Vitória, Cine Ceará, Prêmio Revelação do Kinoforum, CinePe, In-Edit, Guarnicê, Prêmio Canal Brasil em alguns festivais. Crítica membra da ABRACINE, colaboradora do Geledés, Cine Ninja e Blog do Arcanjo.
Palestrantes:
Jeferson De
Jeferson Rodrigues de Rezende ou Jeferson De, nasceu em Taubaté, interior de São Paulo em 1968. É diretor e roteirista formado pela ECA/USP. Como funcionário da Super Filmes sob a direção de Zita Carvalhosa, em 2000 durante a 11a. Edição do Kinoforum, Festival Internacional de Curtas, liderou a publicação do manifesto Dogma Feijoada, que estabeleceu o sete princípios da Gênese do cinema negro brasileiro. Dirigiu curtas expoentes no debate racial como Distraída para a morte (2001), Carolina (2003) e Narciso RAP (2004) e estreou na direção de longa com Bróder (2010). Além do cinema, fez carreira em emissoras como MTV, TV Cultura, SBT e Globo, onde se destacou como diretor de uma das novelas de maior audiência no horário das seis, A Garota do Momento (2025).
Lilian Solá Santiago
Lílian Solá Santiago é nascida em Salto/SP, graduada em História pela FFLCH/USP, mestre pela USP e doutoranda do Programa de Meios e Processos Audiovisuais na ECA - USP. É idealizadora e signatária do manifesto Dogma Feijoada. Como documentarista, prioriza a temática afro brasileira, tendo se destacado no cenário nacional com os premiados filmes “Família Alcântara” (2004, com Daniel Santiago), “Balé de Pé no Chão” (2005, com Marianna Monteiro), “Graffiti” (2009), "Eu tenho a palavra" (2011), “Batuque de Graxa” (2012), entre outros. No momento está em pré -produção do filme documentário de longa metragem “Pega a Laço”, escrito e dirigido por ela.
Noel Carvalho
Noel dos Santos Carvalho. Graduado em Ciências Sociais (USP), Mestre em Multimeios (UNICAMP) e Doutor em Sociologia (USP). Pós-doutorado em Artes (UNICAMP). Especialista em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (UNICAMP). Professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios - UNICAMP. Concentra pesquisas no campo da sociologia do cinema com foco nas conexões entre cinema, política e cultura brasileira; cinema e identidade negra; produção, inovação e mercado cinematográfico. Além de idealizador e signatário do manifesto Dogma Feijoada, é intelectual referência no campo de estudos de cinema e relações raciais, além de co-diretor de filmes como Genesis 22 (1999) e O catedrático do samba (1999)