31/agosto/2024 - SÁBADO
14
h Às 16h30

CINEMATECA BRASILEIRA
Sala Oscarito

PESQUISA DE CONTEÚDo:
A BASE DO

CONHECIMENTO

ATIVIDADE ABERTA AO PÚBLICO

Inscreva-se

Todo projeto audiovisual passa por diferentes estágios de pesquisa. O profissional responsável pela pesquisa tem um papel fundamental na coleta de informações e na estruturação dos projetos – sejam documentários, filmes de ficção, séries, realities shows, entre outros formatos. A pesquisa de conteúdo é essencial para estruturar e desenvolver obras de ficção e de não-ficção, realizada a partir de um aprofundamento da temática e pelo mapeamento de fontes, dados e estatísticas, personagens e especialistas no assunto. A exposição de estudos de caso vai guiar o percurso da aula. A masterclass PESQUISA DE CONTEÚDO: A BASE DO DESENVOLVIMENTO vai ser apresentada por  profissionais da pesquisa associados da PAVIC - Pesquisadores de Audiovisual, Iconografia e Conteúdo.

Apresentadores:

  • Bruna Rodrigues

    Bruna é jornalista e foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo e da Trip Editora. Estudou cinema na Escola Internacional de Cinema e TV de Paris e fez pós-graduação em Sociopsicologia pela FESP. É pesquisadora audiovisual, realiza pesquisa de conteúdo, personagens e imagens. Atua também produtora de arquivo em projetos de não-ficção e ficção para cinema, TV e streamings. Entre os trabalhos mais recentes estão "Volta, Priscila" (Disney+), O Ninho: Futebol e Tragédia, Se Eu Fosse Luísa Sonza e O Barato de Iacanga (Netflix); O Rei da TV (Star+); Vai Pra Cima, Fred (YouTube Originals); Quebrando o Tabu e Sociedade do Cansaço (GNT), Jornada Astral (HBO Max). É sócia da Épica Pesquisa & Licenciamento, empresa de pesquisa audiovisual e diretora da PAVIC.

  • Carolina Tiemi

    Jornalista formada pela ECA/USP, colaborou na produção de conteúdos na mostra Ciranda de Filmes e no espaço CINUSP Paulo Emílio de cinema. Realiza pesquisa de conteúdo, personagem e imagem, além de licenciamento e clearance de direitos para obras

    audiovisuais de ficção e não-ficção, publicidade, branded content e institucionais. Entre seus projetos mais recentes estão “Volta Priscila” (Disney+), “O Rei da TV” (Star+), “O Ninho: Futebol e Tragédia” e “Se Eu Fosse Luísa Sonza” (Netflix), “Mulheres Asiáticas” (E! Entertainment), “Sociedade do Cansaço” e “Sociedades Matriarcais” (GNT), “Itaú ‒ Bem Vindo aos Próximos 100 anos” (África/O2). É sócia da Épica Pesquisa & Licenciamento, empresa de pesquisa audiovisual.

  • Helena Tassara

    Pesquisadora e cineasta, formada em Ciências Sociais (FFLCH-USP), é doutora e pós-doutora em Cinema (ECA-USP) e Diretora Executiva da PAVIC. Atua como curadora e pesquisadora de conteúdos, de materiais iconográficos e audiovisuais, de personagens para filmes, impressos, multimídias, exposições e museus. Destacam-se as seguintes atuações recentes. Museus: Memorial da Democracia de Pernambuco (PE/2022); SESC 24 de Maio: “Utopia Brasileira – Darcy Ribeiro 100 anos” (SP/2022); Museu da Língua Portuguesa (MLP/2006), experiências “Linha do Tempo da Língua Portuguesa” e “Nós da Língua” (MLP/SP/2018-2020), e na exposição “Sonhei em português!” (2021); Cais do Sertão Luiz Gonzaga (PE/2014); Museu de Saúde Pública Emílio Ribas/MUSPER do Instituto Butantan (SP/2020); MIS-RJ: experiências “Rio-40 graus” e “Rio no Cinema” com direção de Carlos Nader (RJ/2016).

  • Thiago Mattar

    Thiago é jornalista e atua no audiovisual desde 2011, quando lançou o webdocumentário “Laerte” sobre a cartunista Laerte Coutinho. Foi curador das mostras “Curta Cinemateca” e “Primeira Exibição” da Cinemateca Brasileira. Como pesquisador, participou de produções para streaming e TV como “Se Eu Fosse Luísa Sonza” (Netflix), “Quebrando o Tabu” (GNT), “Sociedade do Cansaço” (GNT) e para publicidade na campanha de final de ano do Itaú (O2 Filmes). Foi assistente de direção de João Batista de Andrade no telefilme “Rolando Boldrin: Eu, a Viola e Deus” (TV Cultura). Integrou equipes de pesquisa e roteiro para produções da Netflix e Disney+. Diretor e roteirista de videoclipes de Jonnata Doll e Marcelo Jeneci. Em

    2019, dirigiu o premiado documentário musical “O barato de Iacanga”, indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e disponível na Netflix.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

IMPORTANTE: O acesso a atividade será preferencial para quem se inscrever no link, mas atenção, é necessário chegar 10 minutos antes do inicio da atividade para garantir seu lugar, pois os ingressos serão também distribuídos no dia da atividade na bilheteria da Cinemateca Brasileira.

Pesquisa de Conteudo