31/agosto/2024 - SÁBADO
14h Às 16h30
CINEMATECA BRASILEIRA
Sala Oscarito
PESQUISA DE CONTEÚDo:
A BASE DO
CONHECIMENTO
Todo projeto audiovisual passa por diferentes estágios de pesquisa. O profissional responsável pela pesquisa tem um papel fundamental na coleta de informações e na estruturação dos projetos – sejam documentários, filmes de ficção, séries, realities shows, entre outros formatos. A pesquisa de conteúdo é essencial para estruturar e desenvolver obras de ficção e de não-ficção, realizada a partir de um aprofundamento da temática e pelo mapeamento de fontes, dados e estatísticas, personagens e especialistas no assunto. A exposição de estudos de caso vai guiar o percurso da aula. A masterclass PESQUISA DE CONTEÚDO: A BASE DO DESENVOLVIMENTO vai ser apresentada por profissionais da pesquisa associados da PAVIC - Pesquisadores de Audiovisual, Iconografia e Conteúdo.
Apresentadores:
Bruna Rodrigues
Bruna é jornalista e foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo e da Trip Editora. Estudou cinema na Escola Internacional de Cinema e TV de Paris e fez pós-graduação em Sociopsicologia pela FESP. É pesquisadora audiovisual, realiza pesquisa de conteúdo, personagens e imagens. Atua também produtora de arquivo em projetos de não-ficção e ficção para cinema, TV e streamings. Entre os trabalhos mais recentes estão "Volta, Priscila" (Disney+), O Ninho: Futebol e Tragédia, Se Eu Fosse Luísa Sonza e O Barato de Iacanga (Netflix); O Rei da TV (Star+); Vai Pra Cima, Fred (YouTube Originals); Quebrando o Tabu e Sociedade do Cansaço (GNT), Jornada Astral (HBO Max). É sócia da Épica Pesquisa & Licenciamento, empresa de pesquisa audiovisual e diretora da PAVIC.
Carolina Tiemi
Jornalista formada pela ECA/USP, colaborou na produção de conteúdos na mostra Ciranda de Filmes e no espaço CINUSP Paulo Emílio de cinema. Realiza pesquisa de conteúdo, personagem e imagem, além de licenciamento e clearance de direitos para obras
audiovisuais de ficção e não-ficção, publicidade, branded content e institucionais. Entre seus projetos mais recentes estão “Volta Priscila” (Disney+), “O Rei da TV” (Star+), “O Ninho: Futebol e Tragédia” e “Se Eu Fosse Luísa Sonza” (Netflix), “Mulheres Asiáticas” (E! Entertainment), “Sociedade do Cansaço” e “Sociedades Matriarcais” (GNT), “Itaú ‒ Bem Vindo aos Próximos 100 anos” (África/O2). É sócia da Épica Pesquisa & Licenciamento, empresa de pesquisa audiovisual.
Helena Tassara
Pesquisadora e cineasta, formada em Ciências Sociais (FFLCH-USP), é doutora e pós-doutora em Cinema (ECA-USP) e Diretora Executiva da PAVIC. Atua como curadora e pesquisadora de conteúdos, de materiais iconográficos e audiovisuais, de personagens para filmes, impressos, multimídias, exposições e museus. Destacam-se as seguintes atuações recentes. Museus: Memorial da Democracia de Pernambuco (PE/2022); SESC 24 de Maio: “Utopia Brasileira – Darcy Ribeiro 100 anos” (SP/2022); Museu da Língua Portuguesa (MLP/2006), experiências “Linha do Tempo da Língua Portuguesa” e “Nós da Língua” (MLP/SP/2018-2020), e na exposição “Sonhei em português!” (2021); Cais do Sertão Luiz Gonzaga (PE/2014); Museu de Saúde Pública Emílio Ribas/MUSPER do Instituto Butantan (SP/2020); MIS-RJ: experiências “Rio-40 graus” e “Rio no Cinema” com direção de Carlos Nader (RJ/2016).
Thiago Mattar
Thiago é jornalista e atua no audiovisual desde 2011, quando lançou o webdocumentário “Laerte” sobre a cartunista Laerte Coutinho. Foi curador das mostras “Curta Cinemateca” e “Primeira Exibição” da Cinemateca Brasileira. Como pesquisador, participou de produções para streaming e TV como “Se Eu Fosse Luísa Sonza” (Netflix), “Quebrando o Tabu” (GNT), “Sociedade do Cansaço” (GNT) e para publicidade na campanha de final de ano do Itaú (O2 Filmes). Foi assistente de direção de João Batista de Andrade no telefilme “Rolando Boldrin: Eu, a Viola e Deus” (TV Cultura). Integrou equipes de pesquisa e roteiro para produções da Netflix e Disney+. Diretor e roteirista de videoclipes de Jonnata Doll e Marcelo Jeneci. Em
2019, dirigiu o premiado documentário musical “O barato de Iacanga”, indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e disponível na Netflix.
