VAL GOMES é formada em Ciências Sociais, atuou na tratativa de temas como violência doméstica, igualdade de gênero e direitos humanos. Teve a sua trajetória profissional voltada para área de da cultura e direitos humanos atuando no terceiro setor e na administração pública. Roteirizou, dirigiu e montou em 2005 o documentário Tecendo Histórias e Bordando Novos Caminhos, projeto que promoveu o intercâmbio entre mulheres da periferia de São Paulo e de Paris em 2009 e 2011.
Foi pesquisadora da série Cena Inquieta do SescTV (26 episódios), lançada em julho de 2020 e produzida pela Olhar Imaginário sobre teatro negro, de gênero e político. Dirigiu o curta-metragem de ficção A Voz de Adélia que foi selecionado por diversos festivais, entre eles, o 10° Festival Primavera do Cine de Vigo, Espanha, 14° Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul - Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas 2021, Rio de Janeiro, IV Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio, Brasília. Estreia no cinema como codiretora do longa-metragem Dentro da Minha Pele lançado pela Globoplay em agosto de 2020. O documentário estreou no 25º Festival É Tudo Verdade – São Paulo 2020, ganhou o prêmio de Melhor Direção no 8º Festival de Cinema de Caruaru - Pernambuco 2021, e teve sua première internacional no 33º IDFA – International Documentary Film Festival Amsterdam, Holanda 2020.
Dirigiu a Coleção Antirracista, uma coletânea de 8 curtas documentais que trata sobre a questão racial brasileira na perspectiva do pensamento antirracista. Lançada em novembro de 2022 a Coleção Antirracista disponível nas plataformas: Spcineplay; Itauplay, Globoplay, Cultne.tv e no Observatório de Educação do Instituto Unibanco e participou do Mercado de Curtas Metragens no Festival Internacional de Clermont-Ferrand em janeiro de 2023.